top of page

TRANSPLANTE CAPILAR, SOBRANCELHAS, BARBA E PELOS CORPORAIS

O que é? 

O transplante de cabelo consiste em extrair folículos de uma área doadora da cabeça e transplantar para área calva, distribuindo-os de forma harmônica e individual. Esse procedimento pode ser usada também para preencher barbas falhadas, bigodes, sobrancelhas, esconder cicatrizes, e até em região corporal como região pubiana por ex.


 

Como é realizada.

A cirurgia de transplante capilar pode utilizar as Técnicas FUE, FUT ou Híbrida.

​

20.jpg

A técnica FUE (Follicular Unit Extration) consiste na extração de unidades de folículos, uma a uma, com a utilização de “punch”. A principal vantagem desta técnica é não deixar cicatriz linear e as principais desvantagens são: necessidade de um tempo cirúrgico maior, maior taxa de perda de folículos e diminuição da densidade da área doadora para futuros procedimentos, se necessário. É indicada para transplante de barba, bigode e sobrancelhas.

A técnica FUT (Folicular Unit Transection) consiste na retirada de uma faixa do couro cabeludo com bisturi, para extração de todos os folículos ali existentes, os quais podem conter de 1 a 4 fios de cabelo. As principais vantagens desta técnica são: o maior número de folículos que podem ser extraídos, a preservação da área doadora para futuros procedimentos, melhor integração (pega) dos folículos junto ao couro cabeludo e  menor tempo de cirurgia. A desvantagem é a cicatriz linear na área posterior da cabeça. Destaco que a cicatriz pode ser imperceptível (mesmo com cabelo muito curto) ou ser mais evidente em casos desfavoráveis. No FUE as cicatrizes são puntiformes. Da mesma forma, podem ser indetectáveis em alguns casos e evidentes em outros.

A técnica Híbrida combina as duas técnicas anteriores permitindo a extração de um número maior de folículos.

A cirurgia capilar é realizada na própria Clínica, com uso de sedação leve e anestesia local.

O procedimento pode durar de 6 a 12 horas, dependendo da área a ser transplantada.

É importante que o paciente saiba que, dependendo do grau de calvície, será necessária mais de uma cirurgia para a obtenção do resultado satisfatório. Porém, não há prazo máximo para a realização da segunda cirurgia, mas deve-se aguardar, no mínimo, o período de um ano do primeiro procedimento.

 

Pré-operatório

O paciente deve passar por avaliação clínica para que seja analisada a necessidade e possibilidade de realizar o transplante. Na consulta, será realizada a tricoscopia para verificar a densidade pilosa da região doadora, bem como a análise da elasticidade do couro cabeludo e possíveis doenças do couro cabeludo.

Caso a cirurgia seja indicada, poderão ser receitados medicamentos.

Não é necessário que o paciente esteja em jejum.

Os cabelos devem ser lavados na noite que antecede a cirurgia.

Os cabelos devem ser raspados, com máquina, um dia antes do procedimento. É possível realizar o transplante com fios longos. Porém, isso implica num custo maior e num tempo maior de cirurgia. O transplante de fios longos (Preview Long Hair) é mais utilizado em transplante capilar feminino. 

No dia que antecede a cirurgia, o paciente deverá evitar exercícios físicos e trabalhos pesados. Deverá ter uma boa noite de sono e vir preparado para permanecer por longo tempo em posição estática.


 

Pós-operatório

Nas técnicas FUT ou Híbrida o paciente utilizará um curativo oclusivo que será retirado depois de 24 horas.

Serão receitados medicamentos analgésicos,  anti-inflamatórios e, se necessário, antibióticos.

O paciente deverá lavar a cabeça todos os dias, com água corrente e sem pressão, com shampoo específico para não agredir o couro cabeludo.

Para aliviar o inchaço no rosto, o paciente poderá realizar compressas frias na região das sobrancelhas ou bochechas. O rosto ficará inchado por aproximadamente uma semana.  Recomenda-se a realização de drenagens linfáticas com o intuito de melhorar a progressão clínica.

O paciente deve optar por camisas de botão, evitando que o tecido toque na cabeça nos primeiros 7 dias após a cirugia.

O paciente não deverá utilizar bonés, chapeus e capacetes pelo período de um mês

Nos 30 dias subsequentes à cirurgia deve-se evitar trabalho pesado e atividades esportivas intensas.

Banhos de mar e piscina devem ser evitados por 30 dias.

O paciente não deverá expor-se ao sol pelo período de 30 dias e, passado o primeiro mês, deve-se evitar ao máximo a exposição, protegendo-se com boné (não deverá utilizar protetor solar), para não prejudicar a cicatrização, a qual somente estará completa após 18 meses da cirurgia.


 

Resultados

De 1 a 5 semanas após a cirurgia de transplante, o paciente notará o início da queda de cabelo. Essa perda de fios gerada pelo trauma cirúrgico é um processo natural (eflúvio telógeno) e pode durar até 5 meses, quando os fios transplantados começarão a crescer (fase anágena). 

O resultado final, em regra, será notado um ano após a realização do transplante.


 

Importante

O transplante capilar é um procedimento complexo e invasivo e, portanto, só pode ser realizado por cirurgiões plásticos e dermatologistas. Para consultar se o médico que você procura possui capacitação para realizar esta cirurgia, consulte o site da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar. Clique aqui: https://www.abcrc.com.br/

bottom of page