top of page

Abdominoplastia

31_edited.jpg

O que é?

​

A abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. 

Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter por meio de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:

​

  • Gravidez;

​

  • Envelhecimento;

​

  • Oscilações significativas no peso;

​

  • Hereditariedade;

​

  • Cirurgia prévia.

​

A técnica pode ser feita tanto em mulheres como em homens.

No caso de pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele associado a gordura localizada no abdômen pode fazer uma lipoaspiração para retirar a gordura, e a abdominoplastia para corrigir a flacidez e excesso de pele.

 

Como é feita?

A abdominoplastia pode ser feita isoladamente, mas geralmente é associado à lipoaspiração, para obter melhores resultados e um melhor contorno corporal.

A técnica não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou para excluir dietas e exercícios físicos. A abdominoplastia não é recomendada nos casos em que sejam previstos gestações futuras.

A cirurgia é feita em hospital, com o uso de anestesia geral e pode durar de 3 a 8 horas.


 

  • É feito um corte horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão desse corte e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser retirada. Uma marcação em elipse é feita na hora da realização da primeira incisão da parte inferior. De acordo com a elipse marcada é que se faz a retirada da pele.

  • O segundo corte é feito na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. É realizado um descolamento subcutâneo expondo os bordos da musculatura do reto abdominal.

  • Nesse momento os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais rígidos, o que irá proporcionar uma barriga mais plano e uma cintura mais definida. A pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para reposicionar o umbigo em sua posição de origem.

  • Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos serão inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis, permitindo que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos, mas nem sempre é necessário.

 

Pré-operatório

Serão solicitados exames laboratoriais e avaliação com médico anestesiologista e cardiologista.

É necessário jejum absoluto de, pelo menos, 8 horas.

É necessário interromper o uso de cigarro por um período médio de seis semanas antes da cirurgia.


 

Pós-operatório

Serão receitados medicamentos analgésicos,  anti-inflamatórios e antibióticos.

Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.

Pode ser recomendado o uso de dreno nas incisões, por debaixo da pele, para remover o excesso de sangue ou fluido.

É necessário que os pacientes mantenham o repouso absoluto, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia.

 Não se preocupe, pois o inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas, assim como as manchas roxas. 

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

 

Resultados

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

bottom of page