top of page

Bichectomia

O que é?

​

Bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando modificar/ afinar o contorno facial.

A face apresenta uma anatomia complexa. Entre suas múltiplas e delicadas estruturas há diversos compartimentos de gordura que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat (em homenagem ao anatomista francês que primeiro o descreveu).

545a194c-dd9d-4043-adcb-742d3d0509a9.jpg

Na região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é onde apresenta maior espessura podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto (com importante componente genético).


 

​Indicações:

A indicação ou não do procedimento depende de avaliação presencial. A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos ou fora do peso ideal.

O procedimento, portanto, é indicado é para qualquer pessoa que deseje afinar o rosto, o objetivo é apenas estético.

Esse tipo de procedimento cirúrgico deve ser realizado exclusivamente por cirurgiões plásticos.

 

​

Como é feita a cirurgia?

O procedimento pode ser feito na clínica ou em hospital, com uso de anestesia geral ou local.

Como o compartimento de gordura a ser alcançado encontra-se em plano profundo (abaixo de estruturas nobres da região facial), o acesso através de pequena incisão na cavidade oral facilita sua identificação e manipulação, minimizando riscos.

 

Assim, o médico faz a incisão no interior da boca, assim as gorduras são retiradas parcialmente.

Os riscos são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico (sangramento, infecção) além dos relacionados às peculiaridades locais. A região de acesso na cavidade oral fica próxima ao óstio do ducto parotídeo (por onde a saliva – secretada pela glândula parótida – chega à boca) e a ramos bucais do nervo facial (responsáveis pela movimentação de parte da musculatura da boca), o que poderia favorecer lesão inadvertida destas estruturas. Outro ponto importante, em se tratando de cavidade oral, são os cuidados relativos à proteção da via aérea, vulnerável a líquidos ou fragmentos que porventura viessem a se deslocar posteriormente na boca, particularmente em pacientes com nível de consciência rebaixado (sob efeito de anestésicos). Daí a importância de o procedimento ser realizado por profissionais capacitados e em ambiente adequado.

 

O local onde ficam localizadas as gorduras de bichat fica próximo a duas ramificações do nervo trigêmeo, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Assim como outros vários nervos que possuímos no rosto, o nervo trigêmeo é um nervo muito sensível que é responsável pelo controle das sensações que temos no rosto.

Caso o médico, não tenha experiência na área de bichectomia, ele pode danificar o nervo e causar uma paralisia facial. Por isso a importância de escolher bem o profissional para realizar a cirurgia, pois são raras as ocorrências com médicos experientes.

 

A cirurgia pode durar de 2 a 4 horas.

       

​

Pré-operatório

Além dos exames pré-operatórios, da avaliação cardiológica, é parte fundamental que o paciente faça um jejum de pelo menos oito horas.

É necessário interromper o uso de cigarro por um período médio de seis semanas antes da cirurgia.


 

Pós-operatório

Serão receitados medicamentos analgésicos,  anti-inflamatórios e antibióticos.

O pós-operatório é bem simples e apresenta leves desconfortos, os mais comuns são pequenos inchaços na região, por conta do corte cirúrgico, mas que podem ser tratados com compressa de água fria, de maneira muito simples. Caso o procedimento tenha sido feito por meio intraoral é necessário que o paciente evite ingerir alimentos cítricos.

Além disso, o protetor solar é indispensável, já em relação ao retorno às atividades normais, em geral demora uma semana e a volta às atividades físicas depende da avaliação e indicação do seu médico.

 

Resultados

A bichectomia tem o objetivo de afinar levemente o rosto. As pessoas que possuem uma bochecha um pouco mais ressaltadas, podem notar uma diferença maior. Agora, as pessoas que são mais bochechudas, como possuem mais gorduras, podem não notar muita diferença.

Lembrando que com o passar dos anos o rosto começa a sofrer uma perda natural da gordura e por isso muitas pessoas podem optar por fazer preenchimentos depois.

bottom of page